sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Crise, crise, crise... CHEGA!

O problema não é a crise em si e sim a falta de atitude da nossa parte em dado momento. Todos nós sabemos que ela está rondando o nosso querido planetinha a alguns "anos". Sim, o Brasil anda sofrendo alguns efeitos colaterais agora, mas os EUA por exemplo, sofre com a crise a mais de um ano. Os jornais já desgastaram todos os pontos relacionados à crise, agora tentam apavorar a população com algumas notícias não muito verdadeiras. O primeiro ponto da minha analise e quero que observem bem, é que o Brasil ao contrário do que muitos pensam cresceu nesses dois últimos meses! APESAR das demissões, cortes de gastos, etc e tal o Brasil cresceu! Imagine se não houvesse todas essas coisas?! Um segundo ponto a ser visto é o fato de que todas as pequenas e médias empresas estão lucrando como nunca. Quais são os donos das pequenas e médias empresas no Brasil? Brasileiros? Sim caros amigos bloggueiros! Infelizmente as multinacionais estão tendo grandes prejuízos... Mas quem são os donos das grandes Multinacionais?! Brasileiros? Claro que não! Estamos em um momento ótimo para o fortalecimento das empresas nacionais. Incentivos do governo não faltam assim como a redução da alíquota do Imposto de Renda, redução dos impostos na compra de veículos (apesar de ser um dos mais caros do mundo), aumento nos prazos de pagamento, corte de juros anual de acordo com o BC, etc etc e tal. Você pode me dizer que a Petrobrás é uma multinacional e que não funciona assim. Respondo: Nenhuma das empresas que trabalham com fontes de energia estão entrando em colapso. Digo e repito, nenhuma delas! Trabalho em uma empresa de importação e exportação de carvão vegetal de eucalipto e afirmo: NUNCA, eu disse nunca, se lucrou TANTO na história desta empresa, e olha que são mais de 30 anos no mercado. Ah, mais a Embraer está querendo demitir 4.500 funcionários! E agora? Já era o Brasil... Tadinho da gente. BALELA pessoal, balela! Brasileiro não compra aviões, acordem (alguns sim =P)! Nos estamos em um país com um potencial incrível, o que nos mata é a falta de organização e uma sociedade um pouco mais participativa. Vamos tentar mudar um pouco a nossa visão e aceitar menos o que a mídia tenta enfiar na nossa cabeça. Os dados estão aí, os fatos e acontecimentos também... Busque o conhecimento real, os fatos reais e tirem suas próprias conclusões!

nota: É obvio que muitas pessoas estão sendo prejudicadas com essa crise, mas estamos falando de um país com cerca de mais de 190 MILHÕES de pessoas. Em nome da Coletividade eu afirmo, a crise AINDA não nos prejudica tendo em vista o cenário internacional!



quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Escutatória

Sempre vejo anunciados de cursos de oratória. Nunca vi anunciado de curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.
Daí a dificuldade:
A gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração... E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade. No fundo, somos os mais bonitos... Os pianistas, por exemplo, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio... Abrindo vazios de silêncio... Expulsando todas as idéias estranhas. Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio. Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos... Pensamentos que ele julgava essenciais. São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou. Se eu falar logo a seguir... São duas as possibilidades. Primeira: Fiquei em silêncio só por delicadeza.
Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado. Segunda: Ouvi o que você falou. Mas, isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou. Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada. O longo silêncio quer dizer: Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou. E, assim vai a reunião. Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia. Eu comecei a ouvir. Fernando Pessoa conhecia a experiência... E, se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras... No lugar onde não há palavras. A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia... Que de tão linda nos faz chorar. Para mim, Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: A beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto. Espero que com um pouco mais de silêncio, todos possam refletir o suficiente e principalmente entender a importância do silêncio.

Um bom dia a todos...

Campanha Chute um Babaca!!!


Maiores detalhes:

Blogagem Coletiva

Bom dia meus queridos amigos blogueiros! Aderi ao movimento de uma educadora que também se encontra na blogesfera, a Ester. No próximo dia 09/03/2009 os blogueiros vão se juntar para fazer uma blogagem coletiva falando sobre Inclusão Social, o que na minha opnião é de extrema importância em nosso país. Para saber como participar basta dar uma passadinha lá no blog dela e seguir as orientações que ela dispõe em seu blog!
Faça parte deste movimento :]

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Você pensa no teu Futuro?!

Eu acho extremamente engraçado algumas atitudes que tomamos visando o tal "futuro". Meu padrasto é ligeiramente gordo e come muito. Sabe o que ele faz? Come MUITO e bebe Coca-Cola Ligth!!! Fala sério... O que adianta colocar adoçante no cafezinho se ele COME um absurdo de comida? [É para tirar o peso da consciência, só pode]. Mas e eu? O que eu ando fazendo de bem para o meu corpo visando um futuro saudável, sadio etc e tal...

Olha, não pretendo ser um caretão com as coisas que como. Vale demais comer um mega pastel de Bacon com Queijo e tomar suco de laranja... Afinal, caldo de cana ENGORDAAA!

u.ú

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Conversa Alheia!

Estava visitando um blog muito legal que descobri:


Descobri que a Autora do Blog é do Rio Branco, capital do Acre. Isso me fez lembrar de uma história que aconteceu aqui na Cidade de Vitória, capital do Espírito Santo.
" Tudo começou quando peguei um onibus para ir ao Shopping Vitória em uma noite de sábado..."
Havia uma daquelas cadeiras solitárias na frente de dois bancos onde dois garotos de uns 18-19 anos de idade estavam sentados conversando. Me sentei na frente dos dois. Até então, estava viajando nas minhas idéias malucas do que iria fazer no tal Shopping quando acabei meio que sem querer captando algumas informações da conversa dos dois. Um deles falava de política, e o outro sobre corrupção! Conversa vai, conversa vem, percebi que eles não entendiam nada de política! Mas então para a minha surpresa um deles começou a falar de História Geral. Como sou um amante da História Geral Brasileira, não pude deixar de rir do que aconteceu a partir deste ponto...
Segue o papo!
- Eles roubam desde sempre, a corrupção está enraizada neste país.
- É verdade, não tem mais jeito!
- Olhe só, o Acre por exemplo! Pelo que sei aquilo nem existe. Eles dizem que compraram por nao sei quantos bilhões de Dollares aquele pedaço de terra, mas ninguém nunca foi lá!!!
PARA, PARA TUDO!
QUANDO EU OUVI ISSO EU PENSEI...

HÃN?!

E eles ainda continuaram...

- Aquilo foi só uma desculpa para arrancar bilhões de Dollares dos cofres públicos e blá blá blá blá...
Dai em diante eu não consegui mais me conter! Tive um surto, uma crise de riso. O cara falou com tanta convicção de que o Acre não existia , que ninguém nunca havia ido lá! Eu não aguentei me segurar. Ei sei que o Acre foi adquirido e tudo mais, mas ai, me vem um ser alienígena dizer que o lugar é fictício?!


Sinceramente minha gente, o outro ainda acreditou!
Ele dizia:

- É sério?
- Sim, você não sabia disso? Todo mundo sabe disso!
- Nossa, dessa eu não sabia...

[E eu já estava passando mal quando decidi trocar o assento!]

nota: Só para distrair...


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Idai?!


Não me importo com a sua religião, muito menos com a sua raça! Não me importo se você ama ouvir Amado Batista nem se chora aos versos da querida Ana Carolina. Não me importa se você odeia cebola, muito menos se gosta de ensopado de jiló. Roqueiro? Emo? Nerd? Idaí? Não me importo com a sua opção de vida. Aliás, eu não me importo subjetivamente com você. Os seus periféricos são de sua escolha e eu não deveria me importar mesmo. Não me importo o que acham ou deixam de achar de você! Egoísmo? Não, claro que não! Carinho, respeito, amor, sinceridade e objetividade. Se gosto de você, é pelo que você é! Que caiam as máscaras, para que elas servem? Não me importo com elas...

Você deve pensar que não me importo com nada, mas me importo sim! Me importo com a tua felicidade, me importo com o seu sorriso, me importo com a sua amizade verdadeira, concreta, cabal! Me importo com o que podemos fazer juntos, com o que podemos construir, ou destruir. Me importo em ver você sempre que der, te abraçar, dizer que gosto de você! Me importo com os nossos papos, nossas idéias, nossos planos! Isso é mágico, fantástico, sensacional.

Não importa as diferenças, elas não são o meu limite!
O importante é ter você, comigo!


nota: Ninguém em especial, a vaga está aberta!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Simples percepção!

Uma analise comportamental que me veio em pensamentos vagos, entre um trabalho e outro, me fez pensar em um ponto chave para a felicidade de um relacionamento. É claro, que todos os pré-requisitos que conhecemos, etc e tal devem ser preenchidos para entender isso. O que eu quero dizer com isso é que você já deve estar com um certo envolvimento com a pessoa, você já deve estar se entendendo com esta pessoa para poder entender a minha simples analise comportamental. Quando tudo parece estar perfeito, o romance cai na rotina ou torna-se cansativo para uma das partes! Para piorar pode torna-se avassalador para outra parte e isso provoca o chamado desequilibrio subjetivo descompensado [muito medo]!
nota: Eu inventei o Desequilíbrio Subjetivo Descompensado!

Você ou a pessoa que está com você acaba tornando-se o verdadeiro pé no saco e ai, ai não tem mais jeito! The End, fim de jogo, a casa caiu! Como previnir? Como evitar? Como não sufocar uma pessoa em um relacionamento?!

Subjetivo demais para que eu possa responder isso, pois cada indivíduo possui os seus limites!
Mas a minha intenção é puxar esse enfoque!
Nunca fiz essa interposição de perguntas aos meus leitores, gostaria de saber o que vocês fariam!
No próximo post eu coloco como eu amadureci nesse ponto de vista, e quais foram os métodos utilizados por mim para com os meus relacionamentos!

Beijo a todos!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Informativo


Este é o Coala resgatado pelo Bombeiro David, há dois dias atrás. Ficou com algumas queimaduras em suas patas que já estão sendo tratadas pela filha de David, Lorran Carmgnon. Quero dar os parabéns a família pela iniciativa feita com amor e carinho com o animal!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Incendio na Austrália

Um dos direitos fundamentais inerentes ao homem é o direito a vida. Este, previamente assegurado por garantias Constitucionais e previsto no artigo 5° da nossa Constituição Federal de 1988, tem como base à função social de proteger uma espécie chamada espécie humana. Os animais, insuficientes no quesito de autoproteção necessariamente e periodicamente precisam do auxílio do homem para a manutenção e subsistência em nosso planeta. Fiquei um pouco inquieto ao ver esta imagem no site http://www.uol.com.br/ . O carinho com que o Bombeiro ajuda este animal ferido assim como a aceitação de ajuda “que nem sempre é bem vinda pelos animais silvestres” me fez viajar na maionese, como sempre, em como anda o relacionamento do homem com a natureza. Cheguei a conclusão de que a natureza, mais que ninguém merece não só Direitos Fundamentais Constitucionais como também as Garantias Constitucionais eficazes. Meus sentimentos aos mais de 202 mortos na Austrália por causa dos focos de incêndio.

Meus sentimentos aos animais indefesos.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Miscelânea...

Aquilo não era perturbador, mas era interessante observar cada detalhe, cada movimento que era conduzido naquela imensidão. Era importante entender como aquele nada parecia ter vida, e tinha realmente. Não obstante, contrariando o que lhe era apresentado calou-se. Não quis protagonizar mais uma tragédia grega cheia de melancolia e carregada de dramaturgia, utilizando-se de técnicas esparsas, meios de fuga, aborrecimento!! Para que? Não era mais o seu objetivo fazer parte daquele contexto. Fugia a regra do bem estar individual e principalmente a regra das “marolinhas”. Não era possível acreditar no que era constituído “naquele exato momento”, pois logo adiante tudo era desconstituído. Uma miscelânea era formada naturalmente e aquele sim era o verdadeiro objeto a ser tomado posse. Aquele sim era o verdadeiro objetivo a ser constituído. Não existem caminhos? Não existem objetivos? Não existem princípios? O que as formalidades estão constituindo? E quanto aos que fogem a regra? Miscelânea nem sempre se materializa como arte, às vezes ela se materializa como a nossa própria vida. Basta ter um bom senso para entende-la!

Faço um apelo à simplicidade!
Faço dois apelos à sinceridade!
Pesquisa personalizada