segunda-feira, 9 de março de 2009

BLOGAGEM COLETIVA - OPORTUNIDADE


Venho tratar da Inclusão Social com um “chavão” denominado Oportunidade. Para quem não entende o tema, basta entender que ele é antagônico à Exclusão Social. Então, entendemos que a Inclusão Social tenta levar todos os marginalizados socialmente a competir eqüitativamente com aqueles que veemente vivem em sociedade. Pesquisando um pouco mais a respeito, encontraremos muitos artigos tratando de deficientes físicos no mercado de trabalho ou garantias para que possam viver com dignidade entre os demais. Realmente eles são excluídos socialmente mesmo existindo leis que garantem certa quantidade de vagas nas empresas, Mas enxergo além. Vejo Adiante e sendo assim crio a minha própria corrente, a minha própria teoria dos necessitados a Inclusão Social. Uma outra palavra chave dentro to contexto da Inclusão Social é o preconceito existente em nossa sociedade. Entendo, que todos aqueles que sofrem preconceitos devem passar por um processo de inclusão social. Seja esta dada por Leis, por amadurecimento da sociedade ou pela globalização. Um exemplo prático do que eu digo é o preconceito que algumas crianças de 9 anos de idade estão sofrendo por conta de abusos sexuais sofridos dentro da escola. Podemos ver que estas crianças estão sendo excluídas pelos colegas. Estão sendo excluídas do convívio social do qual fazem parte e, se não tomarmos atitude, postura diante do problema, certamente será difícil reverter este processo. No blog da minha amiga, http://www.falajuliana.blogspot.com tem uma enquête que pergunta: Você é preconceituoso? 70% das pessoas assumem que são preconceituosas. Então podemos dizer que 70% das pessoas que votaram nesta enquête praticam atos de exclusão social. Negros, Estrangeiros, hiposuficientes economicamente, homossexuais, praticantes de religiões “estranhas” às brasileiras, nerds, obesos, idosos, dançarinos de balé, etc... Todo esse contingente sofre diariamente atos de Exclusão Social assim como todos os Deficientes físicos, portadores de doenças crônicas, etc.

Volto ao início do meu tema com o meu chavão! OPORTUNIDADE.
Mas quem precisa de oportunidade? Eles?
Não! Nós, aqueles que nos consideramos “normais”, precisamos nos dar a oportunidade de enxergar o próximo como irmãos, com bondade, com amor, com carinho e principalmente com respeito.

Venho pedir a vocês, amigos leitores, que dêem a vocês mesmo a oportunidade de vislumbrar o mundo de cada um. Afinal, quem sempre quer mostrar seu mundo aos outros?

Nota: Gostaria de agradecer a Éster por nos dar essa oportunidade de estudar um pouco mais sobre assuntos de cunho social e pedir desculpas pelo atraso, e pela forma objetiva que escrevi devido ao fato de estar trabalhando muito e não ter muito tempo para escrever mais! A todos uma boa tarde!

9 comentários:

Unknown disse...

Muitas vezes pergunto como que simples atos de verdade como foi desempenhado pela Ester, nos faz entrar nesse mundo magico de verdade; esse mundo que ao mesmo tempo falamos de algo serio, encontramos novos amigos, novos conteudos. Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho...

Continuemos....abraços

"A gente nao faz amigos, reconhece- os"
Vinicius de MOrais

Compondo o olhar ... disse...

lindo seu texto, parabens pela bela participação nesta gde idea, a blogagem coletiva.


abraços

Andrea disse...

Ryan, mais do que oportunidade precisamos respeitar o outro ! O preconceito é com certeza um dos grandes fatores contribuintes da exclusão.
Valeu pela postagem ! Abraços !

Ester disse...

Querido Ryan,

obrigada por suas amáveis palavras!

Fico feliz por sua participação abordando um assunto que é tão vasto quanto este,

dessa coletiva podemos aprender muito com os
diversos saberes e experiências,
muitas vozes juntas em um só coro tem muita força,
o debate é válido, pois é através do pensar que mudamos nossas consciências e partimos para o que vc chama de ATITUDE..

Parabéns pela sua importante participação nessa coletiva!


abraço,

Nathália Monte ;D disse...

respeito eh necessario!bom texto..
beijO amigo..

Valdeir Almeida disse...

Ryan,

Você produziu seu texto de uma maneira diferente, original.

É por essa razão que eu estou gostando muito de fazer parte desta blogagem. A maioria dos blogueiros existentes na net são sérios como nós, e sempre está em busca de interação para que alguma coisa possa mudar.

Aliás, não podemos mudar o mundo, mas, pelo menos podemos deixar a semente na terra, para que um dia este 70% pelo menos diminua pela metade, daí as pessoas se tornarão cada vez menos preconceituosas

Estou falando de um sonho? Não, estou falando de algo que pode ser concretizado se nós continuarmos a fazer um pouco. Um pouco de cada um se torna muito.

O preconceito fecha os olhos para outras formas de pensamento.

Abraços e parabéns pelo texto.

Jairo Borges disse...

´Legal a abordagem sobre exlclusão e como ela se dá, através do preconceito, o qual eu jah acredito ser um mal incurável. As pessoas possuem preconceito, porque é a forma que encontram de se defenderem do desconhecido e evitarem de terem uma decepção mais a frente, afinal olham meio assim... hum... será q isso presta? enfim vivemos num mundo muito conturbado e perigoso, dar chance á alguém e à algo novoé muito dificil, mas se damos esta oportunidades dois caminhos há a seguir ou realmente nos decepcionamos, ou conhecemos novos mundos e novas formas de experimentar a vida. Agora excolher se quer ou não ser preconceituoso, é direito de cada individuo, afinal justificativas não faltam neste terrivel mundo de hoje, e além disso, não vamos aqui criar um preconceito para com as pessoas que são preconceituosas! huahauhauhuah

Abçs

Daniel Savio disse...

Concordo contigo menino Ryan, pois acabamos ocultamos a nossa imperfeição (a exclusão) por meio de uma "lente" de padrões de um grupo, mas esquecemos que temos de avaliar nós mesmo por padrões mais humanos.

Fique com Deus, menino Ryan.
Um abraço.

Compondo o olhar ... disse...

claro, amigo, pode me adicionar... será um prazer!!!
abraços.

Postar um comentário

Sua opnião ajuda a formar a minha opnião! Pense nisso...

Pesquisa personalizada